Mídias e Tecnologias: Aprender para Ensinar , esse será o objeto de estudo e discussão nesse blog . Gostaria de contar com a colaboração de todos para que possamos oferecer sugestões de práticas tanto para formação continuada e capacitação de professores quanto para sugestão de metodologias de utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina)




Reportagens Interessantes...


As tecnologias na escola e a formação de professores para trabalhar com esses recursos de forma pedagógica tem sido assunto de pesquisas e reportagens.
A Revista Nova Escola, importante veículo de comunicação que circula nas escolas, apresentou algumas reportagens relacionadas à formação de professores para uso das tecnologias e uso das tecnologias na escola: 






Com tanta tecnologia nas escolas, ainda observamos que muitos professores continuam sem saber o que fazer. Não adianta a tecnologia se não se sabe como utilizá-las pedagogicamente.
O vídeo a seguir deixa bem clara a idéa de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?

O que fazer com toda essa tecnologia ?

E agora? Toda essa tecnologia está em nosso ambiente de trabalho. Nossos alunos sabem praticamente tudo sobre elas. E nós, educadores até então acostumados com o quadro de giz e livro didático, o que fazemos diante dessas tecnologias? TV, vídeo, data show, computadores, internet, e-mail, blog....Como utilizar tanta tecnologia em sala de aula? A resposta é: aprendendo a utilizá-la. Mas esse aprender não refere-se somente a ligar e desligar um aparelho, inserir um DVD e apertar o “play” ou acessar uma página da internet. Devemos aprender a utilizá-la como ferramenta educacional, como recurso didático e passar a tê-las como aliadas ao processo educativo.
A formação de professores para o uso das mídias na Educação tem se tornado tema de estudo de muitos professores pesquisadores, destacamos os estudos da professora Sheila Denize Guimarães e do professor José Armando Valente:




Evolução das Tecnologias e seu impacto no nosso cotidiano


Luditas:os"quebradores de máquinas"
As tecnologias apresentaram um avanço significativo desde seu surgimento, com as primeiras máquinas , lá no século XVIII com a Revolução Industrial, até os dias atuais. Naquela época, a máquina era vista como substitututa à mão de obra do homem. Houve até movimentos contrários ao avanço tecnológicos, como foi o caso do ludismo que protestava contra a substituição da mão-de-obra humana pelas máquinas implantadas nas indústrias. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas pois essas, tiravam seus trabalhos por serem mais eficientes que o homem.
Já no final do século XIX surge a energia elétrica, que trouxe um outro avanço nas tecnologias com a invenção dos aparelhos eletrodomésticos e substituição das máquinas à vapor, que, movidas à energia, aumentaram sua capacidade de funcionamento.
ENIAC- O 1º computador
Em meados do século XX surge o primeiro computador, o Eniac, desenvolvido em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial para realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas . À partir desse modelo composto por  cerca de 17,468 válvulas , que pesava 32 toneladas e media 30 metros iniciou-se um avanço tecnológico que surpreende pela sua rapidez e constante aperfeiçoamento.
A vida humana realmente tem passado por revoluções as quais alteram totalmente o modo de vida das pessoas. As tecnologias estão presentes hoje em todos os locais que convivemos: casa, escola, trabalho, igreja, comércio, bancos, locais públicos, etc. Dessa forma, está diante de nós a necessidade de aprendermos a lidar com instrumentos e objetos que até bem pouco tempo eram nossos desconhecidos.  Pela necessidade, aprendermos a lidar com os caixas eletrônicos, eletrodomésticos e meios de comunicação mais avançados e até mesmo com computadores, talvez somente o básico, dependendo da nossa “necessidade”. Enfim,  essas novas tecnologias trouxeram grandes impactos sobre nosso dia-a-dia. 
Os avanços da tecnologia e as implicações no campo educacional e a relação tecnologia-aluno-professor são relatados pela professora Maria Aparecida Padilha Ribeiro da UFRJ
www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/maprib.pdf